NÃO TENHO TEMPO DE ESCOVAR MEUS DENTES, O QUE EU FAÇO?
Essa é a desculpa mais escutada quando se questiona a higiene bucal de alguém. Com a correria do dia-a-dia e tantos compromissos para serem resolvidos, a ultima coisa a se lembrar é da boa alimentação e higienização correta dos dentes, outros acabam esquecendo e se tornam alvo fácil para as doenças da boca.
Para manter uma boa saúde bucal, realmente somente a higienização rigorosa não é o suficiente: uma boa alimentação é inquestionável. Para isso, quem diz não ter tempo para escovação ou acaba esquecendo, algumas mudanças de Hábitos podem lhe ajudar a prevenir ou diminuir seu risco de doença, pelo menos até a hora que você decidir escovar direitinho.
· Hora certa: Ter horários para lanches e refeições ajuda não só seu organismo a regular seu metabolismo, como também a suas defesas Imunológicas para uma maior resistência as doenças da boca. Além disso, ter horários definidos evita as famosas beliscadas que uma hora ou outra agente acaba fazendo, e nos organizando para a hora da escovação.
· Alimentação correta: Não adianta ter horário para lanches e refeições se na hora você acaba comendo um bolo de chocolate em calda (Deu água na boca!!). A qualidade da refeição também é importante, pois ajudam na ingestão de diversos nutrientes necessários para nos deixar saudáveis. Nas refeições principais, a dica é sempre ter como aliados as benditas frutas e verduras: pepino, acelga, aipo, maça, cenoura, mamão, pera, além de nozes e castanhas. Outra dica que vale muito é a ingestão desses alimentos que são considerados detergentes logo após as refeições, pois os mesmo ajudam na remoção superficial da placa bacteriana, aumentando a produção de saliva e elevando o Ph da boca, reduzindo a acidez.
· Coma queijo: Isso mesmo, o queijo bem consistente ajuda na remoção superficial da placa bactéria e ajuda a neutralizar o nível do pH na boca, isso significa que boca fica menos ácida e, portanto, menos propensa à deterioração dos dentes. As pesquisas já demonstram sua eficácia na redução da cárie, com a ingestão de uma pequena fatia após as refeições.
· Como uva-passa: A pesar de doce, essa guloseima contém ácido oleanólico, um fitonutriente que inibi o crescimento de bactérias orais, que desencadear cáries e problemas na gengiva.
· Doutor, eu sou Chocólatra: Eu também sou, e para nos alegrar o extrato de cacau é tão eficiente para a proteção dos dentes quanto o flúor. Uma substância chamada teobromina ajuda a enrijecer o esmalte dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à deterioração. Más sem exageros, o mesmo contém açúcar e sem a devida higienização não vai ajudar em nada. Alem disso o chocolate tem quer ser o amargo por causa da maior quantidade de cacau.
· Fiel companheira: Nenhuma outra forma de proteção poderá substituir o uso da escovação para proteger sua saúde bucal, então não abandone uma boa hiegienização com auxilio do fio dental e do enxaguante bucal.
Agora é só abocanhar com cuidado e não esquecer: sua saúde começa pela boca.
Dr. Ederson F. Nunes